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Por Miriam Lamas BaiakO universo inteiro está em movimento; a terra, a água, o ar, os corpos celeste, os seres vivos, etc. Tudo tem seu próprio movimento e ritmo, sendo ele voluntário ou não, consciente ou inconsciente. É através do movimento das coisas que a história se faz; e foi através do movimento corporal que o homem primitivo começou a construir uma nova linguagem, a linguagem da dança; antes dele falar, escrever, ele dançou.O homem começou a dançar para expressar-se, comunicar-se com sua tribo e com os Deuses; pela exuberância física; para a fertilidade da terra e do homem; em nascimentos, casamentos e falecimentos; para pedir Sol ou chuva. A dança estava constantemente presente na sua vida; e durante os anos o homem foi codificando e decodificando seus próprios movimentos de acordo com suas crenças, necessidades e habilidades; e assim as diferentes danças surgiram em cada canto do mundo; cada qual com sua particularidade; e todas fazem parte da linguagem universal da dança; universal porque todas buscam o movimento independente de sua forma ou finalidade.O homem primitivo dançava porque não sabia falar, hoje os homens falam, mas continuam dançando, não como antes, mas dançam, mesmo depois de anos de evolução e transformação. Nós, talvez, continuamos dançando porque o movimento faz parte de nossas vidas; porque a dança fortalece a saúde e o espírito. A dança é uma linguagem universal, através da qual o corpo se expressa, e os humanos se entendem. Assim como todas as artes, a dança tem um papel importante na sociedade, a de unir homens, natureza e de um ser muito maior do que nós; além de desenvolver a piscomotricidade, a criatividade, a convivência social, o raciocínio, entre tantas outras coisas que contribuem para a formação de um cidadão.Como diz Santo Agostinho: “...Ó homem aprende a dançar! Caso contrario, os anjos não saberão o que fazer contigo”.Email: mlamasbaiak@yahoo.com.brReferências:PORTINARI, M. História da dança. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1989.WOSIEN, B. Dança – uma caminho para a totalidade. Trad. de Maria Leonor Rodenbach e Raphael de Haro Júnior. 1 ed. São Paulo: Triom, 2000.WOSNIAK, CRISTIANE. História da dança. Curitiba, FAP, 2003. Disciplina de História da Dança. Curso de Dança. Apostila
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